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Exercícios para emagrecer – o Fantástico Programa de HIIT para exterminar a Gordura em 8 Semanas

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Em minha busca incansável pelos melhores exercícios para emagrecer foram várias tentativas sem resultados, perdi muito tempo fazendo tudo errado.

Alguns diziam: “Faça estes exercícios que você vai emagrecer mais rápido”.

Já outros: “Faça este que você vai emagrecer em 5 dias. ”

Diante de tantas balelas, a decepção e a desmotivação tomaram conta de mim.

Deu vontade de jogar tudo para o alto, desistir e ficar gorda para sempre.

Mas quem nunca errou? Quem nunca fracassou? Quem nunca chorou por não saber o que fazer?

Uma coisa eu aprendi na vida: que ninguém chega ao topo de uma montanha sem sair do chão e que, para isso, é preciso vencer duras batalhas.

Não desisti, continuei procurando. Estava determinada a emagrecer.

Ninguém, nem pedra alguma no caminho me fariam abandonar meu objetivo.

Foi então que uma amiga me apresentou o HIIT (high-intensity interval training ou exercícios intervalados de alta intensidade).

Sua promessa era de obter ótimos resultados com apenas 15 minutos de treino por dia.

Fique com a pulga atrás da orelha!

Mas quem já tentou quase tudo não poderia deixar de testar…

Nossa! Quase morri no primeiro dia. Só aguentei 5 minutos os outros 10 passei deitada no chão sem forças para levantar.

Suei, mas suei muito! Parecia que eu tinha corrido uma maratona de mil quilômetros!

Com a reeducação alimentar e com esses exercícios para emagrecer, perdi 9 quilos em apenas 3 semanas.

Agora o HIIT faz parte da minha rotina.

GARANTO a você que, comendo os alimentos certos e fazendo os exercícios, não tem como você não emagrecer.

Continue lendo este artigo para aprender:

  • Exercícios intervalados de alta intensidade para emagrecer: por que eles são tão bons?
  • Conheça os processos químicos que o HIIT provoca no seu corpo;
  • Que tipo de resultados você pode esperar do HIIT;
  • Alguns exemplos de exercícios intervalados de alta intensidade para emagrecer.

Parece interessante? Então deixe suas amigas saberem disso, compartilhe!

Leia tudo com calma. O que está deixando você gorda não é a sua alimentação, mas a sua preguiça em buscar, para um emagrecimento saudável, novos conhecimentos.

Entenda como tudo funciona de verdade, não espere uma receita de bolo.

No final deste artigo você vai saber o porquê de o HIIT ser o melhor tipo de treino para emagrecer e por qual motivo ele é tão eficiente na queima gordura.

Exercícios para emagrecer com intervalado de alta intensidade por que eles são tão bons?

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Se você quer perder gordura (e não músculo) de forma rápida sem fazer horas de exercícios por semana então você deve fazer o treinamento intervalado de alta intensidade.

Ficar em forma não é tão complicado quanto a maioria das pessoas pensa, mas requer que você tenha disciplina e conhecimentos.

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, ou HIIT, é um estilo de exercícios onde você alterna entre períodos de esforço. Além de emagrecer, eles promovem muitos benefícios à saúde:

  • Redução do estresse;
  • O aumento do condicionamento físico;
  • O auxílio no controle da sensação de fome e do apetite;
  • Prevenção de muitas doenças causadas pelo sedentarismo;
  • Além de aumentar a liberação de substâncias relacionadas ao bem-estar como a serotonina e a endorfina.

Fico triste ao ver pessoas correndo nas ruas ou nos parques na esperança de estarem fazendo o melhor que podem para emagrecer, somente por não terem conhecimento destes fatos.

Leia todo o artigo com calma, sem pular partes, para que você entenda porque estes exercícios funcionam e aprenda a como fazê-los corretamente. Alguns detalhes, como a quantidade ingerida de calorias, o balanço de macronutrientes, a frequência de treino e mais algumas coisas, são essenciais para um emagrecimento saudável.

“15 minutos de exercícios” e dietas da moda não vão resolver nada.

Muitas pessoas menosprezam esses exercícios para emagrecer simplesmente porque não entendem todo o processo químico que eles provocam no corpo humano.

A informação que vou compartilhar com você agora é desconhecida por 99% da população. Considere-se verdadeiramente privilegiada.

Continue lendo para aprender a fazer o HIIT corretamente e ficar magra em apenas 8 semanas.

Conheça os Processos Químicos que o HIIT provoca no seu corpo.

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A célula sobrevive recebendo glicose vinda da corrente sanguínea e convertendo-a em energia através de dois processos principais: um aeróbico (com oxigênio), o qual é executado pelas mitocôndrias, e outro anaeróbico (sem oxigênio).

A insulina navega na corrente sanguínea entregando glicose para as células que precisam. Então a célula, através dos seus receptores de insulina, recebe a glicose e começa a processá-la.

A primeira parte do processo envolve uma série de enzimas e proteínas que acabam convertendo a glicose em 4ATPs (trifosfato de adenosina) de energia.

Como resultado do processo é produzida uma substância conhecida como piruvato.

Assim como um carro queima combustível e solta fumaça como resultado, esse processo anaeróbico processa a glicose e produz piruvato. Ele acontece sem a necessidade de oxigênio, por isso é chamado metabolismo anaeróbico.

A mitocôndria consome o piruvato, gerado como resultado do ciclo anaeróbico, e produz energia. Ao processar o piruvato a mitocôndria produz uma quantidade superior a 32 ATPs de energia!

Ok, até aqui você viu que a glicose entra na célula, é processada pelo metabolismo anaeróbico, o qual gera energia, mas também gera o piruvato como resultado, que, por sua vez, serve como alimento para que a mitocôndria gere energia.

Porém, ao contrário do processo anaeróbico, que gera o piruvato, este outro processo interno da mitocôndria faz uso de oxigênio para gerar energia, sendo conhecido como metabolismo aeróbico.

Quando você executa o HIIT, você faz uso dessa bioquímica dentro das células.

Suponha que você decida ir ao parque para fazer um treino intervalado de alta intensidade por 15 minutos.

Você chega lá, faz seu treino intenso e depois deita no chão, recupera o fôlego, entra no seu carro e dirige até em casa.

Chegando em casa você faz seu jantar e degustar tudo relaxadamente.

O que aconteceu internamente no seu corpo foi que você gerou uma quantidade grande de piruvato durante aqueles 15 minutos de treino intenso.

Esse piruvato precisa ser processado, logo, todo ele ficará em fila para ser processado pelas mitocôndrias, as quais estão trabalhando em 100% de sua capacidade para dar conta da demanda!

Resumindo, você fez seu treino de 15 minutos e durante todo o tempo que você ficou deitada no chão, dirigiu para casa, preparou todo o seu jantar e se alimentou, seu corpo esteve treinando fortemente seu condicionamento aeróbico!

Aqueles 15 minutos de HIIT foram equivalentes a uma hora ou até uma hora e meia de treino puramente aeróbico, caso você tivesse escolhido fazer uma caminhada ou andar de bicicleta durante todo esse tempo.

Muitos não acreditam que podem ter resultados com apenas 5, 10,15 minutos de exercícios por dia.

Mas, como você leu no texto acima, sim, é possível e agora você sabe disso.

QUE TIPO DE RESULTADOS VOCÊ PODE ESPERAR DO HIIT?

O HIIT vai ajudar você a atingir dois objetivos:

  • Acelerar a perda de gordura;
  • E melhorar a resistência aeróbica e anaeróbica.

Também vai produzir resultados muito rápidos; é por isso que ele vem ganhando popularidade desde que foi apresentado como um método de emagrecimento.

Ninguém pode prometer resultados específicos, mas é possível que depois de 8 semanas de HIIT combinado a uma alimentação saudável você e as pessoas à sua volta notem uma mudança significativa no seu corpo.

ATENÇÃO: Como o HIIT é composto de exercícios que demandam bastante do corpo e são bastante desafiadores, caso você tenha alguma condição cardíaca ou algo que exija atenção, é importante verificar previamente com seu médico se está tudo bem para prosseguir com o treino.

Algumas opções de exercícios para emagrecer com o HIIT

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Você deve estar achando tudo isso muito bom… Está interessada em começar os treinos HIIT logo?

Então a pergunta agora é: como começar a treinar com exercícios HIIT?

Antes de iniciar os exercícios de treinamento intervalado você deve se aquecer durante 5-10 minutos.

Aquecer corretamente vai ajudar a preparar seu corpo e músculos para o que vem pela frente.

Se você saltar diretamente para os exercícios, sem aquecer, você pode acabar sofrendo alguma lesão.

Mas atenção: os exercícios precisam ser feitos em intensidade máxima, esforço total!

Não adianta fazer um esforço mais ou menos e achar que está fazendo HIIT.

Para ver resultados, é preciso levar a sério a parte da intensidade, não só a do descanso.

Quando você estiver aquecida, escolha um dos seguintes exercícios abaixo:

#1: Treino com bicicleta ergométrica (método Tabata)

O protocolo Tabata é um método de treino onde você executa 20 segundos de exercício intenso seguido por 10 segundos de descanso para um total de 8 ciclos. Embora os 8 ciclos de treino durem apenas 4 minutos, você fica completamente esgotada.

Instruções de treino:

  1. Usando uma bicicleta ergométrica, aqueça-se durante 5-10 minutos.
  2. Após o aquecimento, pedale rapidamente durante 20s depois descanse 10s, pedale novamente por 20s, repita este processo por 8 rodadas (4 minutos no total).

Atenção: pedale o mais rápido que conseguir!

#2: Corrida

Esse tipo de exercício combina vários intervalos de velocidade de forma não-estruturada, ele fortalece tanto o sistema energético aeróbico quanto o anaeróbico.

Você pode variar a intensidade e a velocidade: caminhar, correr, correr rápido, caminhar em qualquer ordem que quiser.

Esta é uma forma espontânea de treinamento, você pode simplesmente sair e se divertir.

Instruções de treino:

  1. Caminhada durante 8 minutos;
  2. Corrida moderada durante 4 minutos;
  3. Corrida na maior velocidade possível durante 20 segundos;
  4. Caminhada durante 1 minuto;
  5. Corrida na maior velocidade possível durante 30 segundos;
  6. Caminhada durante 1 minuto;
  7. Corrida na maior velocidade possível durante 10 segundos;
  8. Caminhada durante 1 minuto;
  9. Corrida moderada durante 5 minutos;
  10. Corrida rápida durante 1 minuto e depois descanso de 5-10 minutos.

 #3: Pular corda

Este exercício requer que você escolha um determinado período de tempo e descanse o mesmo período.

A quantidade de tempo determinado para descanso corresponde à quantidade de tempo de exercício: a proporção é de 1:1 trabalho-descanso.

Instruções de treino:

  1. Pule corda o mais rápido possível por 2 minutos;
  2. Descanse 2 minutos;
  3. Durante 1,5 minutos pule corda o mais rápido possível;
  4. Descanse durante 1,5 minutos;
  5. Durante 1 minuto pule corda o mais rápido possível;
  6. Descanse por 1 minuto;
  7. Durante 30 segundos pule corda o mais rápido possível;
  8. Descanse por 3 minutos em seguida repita os exercícios 2 ou 3 vezes.

#4: Natação

Natação é um excelente exercício para o corpo inteiro e de baixo impacto, ele também pode ser feito em alta intensidade.

Enquanto muitos nadadores fazem 60 voltas em um ritmo lento.

Você pode nadar em alta intensidade para obter mais resistência e emagrecer em muito menos tempo.

Esse tipo de exercício torna-se mais divertido quando se tem um parceiro para fazer o treino com você.

Instruções de treino:

  1. Aqueça-se nadando 8-10 voltas;
  2. Nadar 2 voltas o mais rápido possível (imagine que tem um tubarão atrás de você!);
  3. Descanse por 2 minutos;
  4. Alterne até obter um total de 10 rodadas (20 voltas);

Esse exercício não deve demorar mais que 10 minutos.

Minha recomendação

Se você é sedentário, não tem tempo ou lugar para correr, nadar ou ir à academia, eu recomendo que você faça o programa Queima de 48 Horas. Ele é super completo, tem uma programação de exercícios que atende à todas as idades; você, seu marido e filhos também podem fazer.

Além disso o programa conta com vários níveis de dificuldade (iniciante nível 1, 2, 3, intermediário nível 1, 2, 3 e avançado nível 1, 2, 3), assim seu corpo estará sempre no limite.

O treinamento custa R$684 reais e pode ser parcelado em 12x de R$ 57. Caro, não?

Mas se você é sedentária, tentou se matricular em uma academia, pagou, mas não foi; não tem tempo, porque tem que cuidar de filhos, trabalho e outras responsabilidades ou tem vergonha de expor o corpo em lugares públicos, esse treinamento é a melhor solução para o máximo de resultados no menor tempo. O melhor é que ele pode ser feito no conforto da sua casa.

Eu também participo do programa, ele realmente é ótimo.
Você dúvida? Faça um teste, assista o vídeo e execute os exercícios (clique aqui). Eu não recomendaria se não fosse realmente bom.

Além do treinamento, você também recebe 4 bônus exclusivos para potencializar seus resultados:

  • Calendário de treinos: você vai ter o controle de quantas vezes treina por semana de acordo com cada nível (iniciante até o avançado);
  • Plano de Combate 1.0: E-book virtual para melhorar seus resultados através da alimentação (não se trata de dieta);
  • Acesso Área VIP: você vai participar do grupo VIP de membros do sistema para compartilhar experiências e resultados obtidos com o treinamento;
  • Plano de alimentação de 21 dias para potencializar a redução de gordura: essa dieta não é obrigatória, mas se desejar, você pode utilizá-la.

Eu garanto que o treino realmente funciona, tanto que o Vinícius Possebon, criador do treinamento, oferece uma garantia de 30 dias. Se você não tiver nenhum resultado durante esse período, ele devolve todo o seu dinheiro.

O risco é zero, basta você acreditar e tentar.

Eu desafio você assistir ao vídeo abaixo para entender melhor como funciona o Q48

Depois de tudo ainda à duvida? Acesse o canal Q48 no YouTube e veja mais vídeos.

CONCLUSÃO – RECAPITULANDO

Se você está com raiva e triste por não conseguir emagrecer, considere iniciar hoje os Exercícios Intervalados de Alta Intensidade.

Infelizmente, muitas pessoas menosprezam esses exercícios porque não acreditam em seus resultados devido ao curto período de tempo em que são executados.

Não seja assim, pelos menos tente agora, não deixe para depois.

De acordo com múltiplos estudos, realizados pela Universidade Laval,  American College of Sports MedicineBaylor College of Medicine e a Universidade de Nova Gales do Sul  o HIIT é o melhor programa de exercícios para emagrecer.

Sei que, por conta da falta de tempo e da correria, muitas vezes não nos dedicamos à prática de uma atividade física.

É possível, no entanto, criar uma rotina de exercícios que ajudem no processo de emagrecimento e que também se encaixam no dia a dia, respeitando o ritmo e o potencial físico de cada pessoa.

Uma dieta nutricionalmente equilibrada, junto à prática de exercícios, é, com certeza, a combinação ideal, garantindo que você irá emagrecer com saúde e também melhorar seu sistema cardiovascular e respiratório. Além de emagrecer e tonificar, combinar aos exercícios uma alimentação saudável traz, a longo prazo, muitos benefícios para saúde.

Os exercícios para emagrecer, acima de tudo, devem ser feitos com o propósito de melhorar a qualidade de vida e ajudar a desenvolver um maior bem-estar físico e mental para todos.

Gostaria muito de ver sua opinião sobre o HIIT e, se você ainda não tentou, não perca tempo! Comece hoje mesmo e depois volte aqui para me contar!

Bjs, até mais 🙂

REFERÊNCIAS

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