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Dieta para emagrecer: você está comprometida a emagrecer de vez ou está iludida por um conto de fadas?

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Você já tentou todas as dietas para emagrecer e está perdendo a esperança.

Sua motivação se escoa, você se sente triste e desanimada.

As dúvidas dançam em sua mente.

Afinal, como emagrecer de verdade?

Como conquistar um corpo magro e saudável?

Como ficar magra para sempre?

A dura verdade é que nós mulheres fazemos loucuras para emagrecer rápido.

Seguimos ideias ultrapassadas e colocamos todas nossas esperanças em métodos milagrosos que prometem emagrecer em 1 semana.

Depois de tantas tentativas fracassadas, além de ficarmos frustradas pela grande ineficiência da maioria das dietas, muitas vezes, em vez de perder peso, acabamos perdendo ‘saúde’.

Mas aqui, eu vou revelar, o que há de mais moderno e eficiente para um emagrecimento saudável e definitivo, com base em pesquisas sólidas feita pelos maiores especialistas do mundo.

Então! Continue lendo esse artigo para aprender:

  • Por que as dieta para emagrecer tradicionais não funcionam;
  • Como emagrecer de vez se estou com metabolismo lento;
  • Em que consiste uma boa dieta para emagrecer;
  • Como fazer alimentação saudável sustentável;
  • Acelere seu emagrecimento com hábitos saudáveis.

Gostou do que vem por aí? Então já compartilhe com seus amigos que também querem saber a verdade sobre as dietas para emagrecer?

As dieta para emagrecer não funcionam?

As dieta para emagrecer não funcionam

As dietas para emagrecer têm sido consistentemente populares em revistas, websites e programas de TV.

Entre elas estão:

  • Dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana;
  • Dieta da sopa;
  • Dieta da detox;
  • Dieta dos pontos;
  • Dieta para perder barriga, etc…

Muitas de nós estão familiarizadas com a publicidade de tais dietas que prometem perder quantidade “x” de kg em “X” quantidade de dias. No entanto, essas dietas da moda têm algo em comum: são dietas de privação.

Todas elas se concentram em restringir algo, quer se trate de “não comer carnes por um mês” ou “consumir apenas 1.000 calorias por dia”.

Enfim, essas dietas são projetadas de tal forma que uma pessoa é capaz de sustentar esse tipo de alimentação por um curto período de tempo, mas depois o corpo acaba precisando de mais comida para compensar a perda.

ex: Vamos dizer que você é alguém que quer desesperadamente perder aqueles 9kg extras, a fim de atingir o seu peso “ideal”. Então, você encontra uma dieta da moda que garante que você vai perder esses 9 kg em um mês. Você faz essa dieta, porque, afinal de contas, no final do mês você vai estar 9 kg mais leve.

Mas depois que você perdeu os 9kg, você para a dieta, depois de semanas, meses ou anos você vai recuperar tudo de novo, por que seus hábitos alimentares não mudaram.

Então, você vai precisar perder peso de novo, só que não serão apenas 9kg, provavelmente serão 12, 14, ou até mais. Diante dessa situação você faz outra dieta da moda e emagrece, depois engorda, emagrece, engorda… o temível efeito sanfona. Esse ciclo permanece por vários anos, deixando você mais frustrada, mais desgastada, menos motivada e menos magra.

Esta é a verdade por trás das dietas da moda: em geral, você vai perder peso em um curto período de tempo, mas depois você vai ganhar de volta mais peso do que você tinha perdido originalmente.

É importante notar que essas dietas da moda são todas destinadas à perda de peso intencional (ou seja, fazer dieta com o único propósito de perder peso) e não a mudar os seus padrões alimentares.

A chave é focar na qualidade do que você come e não na quantidade, isso significa comer o quanto quiser dos alimentos corretos e ainda assim ver o excesso de gordura indo embora naturalmente.

Um estilo de vida não só ajuda a emagrecer como também ajuda a manter o peso, além de reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e stress.

Como emagrecer de vez se estou com metabolismo lento?

dieta para emagrecer - Como emagrecer de vez se estou com metabolismo lento

Quando você faz uma dieta da moda você irá provavelmente ingerir poucas calorias e isso fará com que seu metabolismo desacelere.

Seu corpo entra em “modo de fome“, que é um mecanismo para tentar proteger suas reservas de gordura e passar a usar a massa muscular para fornecer as calorias necessárias para manter o corpo funcionando.

Isso conduz diretamente a uma perda de músculos que, por sua vez, reduz a taxa metabólica de modo que o corpo precisa queimar menos calorias.

Quando você está no modo de fome, você fica mais sonolenta, preguiçosa e seu desejo por comida mais calóricas aumenta.

Isso vai fazer você parar o processo de perda de peso e a partir desse ponto você se sentirá tão frustrada que abandonará todos os esforços para emagrecer.

No final você acaba comendo tudo o que vê pela frente e se sente a pior pessoa do mundo, achando que não é capaz. Mas isso não é culpa sua. Esta é uma maneira que seu corpo usa para se proteger da fome.

Continue lendo para descobrir quais alimentos você deve consumir no seu dia a dia para um emagrecimento saudável.

Como eu faço para emagrecer de vez?

dietas para emagrecer 003

A maiorias das pessoas não entende a causa do ganho de peso, e sem entender a causa fica impossível de se achar a solução.

Ao contrário do que se dissemina por aí, evidências sólidas mostram que o ganho de peso é resultado de um mau funcionamento HORMONAL causado pelos tipos de alimentos que você come e pela frequência em que você os come e não pela quantidade de alimentos que você come ou pela quantidade de exercícios físicos que você faz.

A solução para o emagrecimento está em mudar o que comemos e não o quanto comemos.

Em que consiste uma boa dieta para emagrecer?

Os alimentos que você come têm grandes efeitos sobre a sua saúde e qualidade de vida.

Embora uma alimentação saudável possa ser bastante simples, o aumento das “dietas” populares e tendências,a têm causado confusão. Na verdade, essas tendências, muitas vezes funcionam como uma distração dos princípios básicos da nutrição, que são mais importantes.

Vários estudos mostram que você deve reduzir a ingestão de alimentos não saudáveis, como:

  • Alimentos ricos em açúcar (refrigerantes, sucos industrializados, energéticos);
  • Gorduras Trans (biscoitos recheados, margarina, sorvetes, salgadinhos);
  • Carboidratos refinados (pães, massas, grãos);
  • Óleos vegetais;
  • Produtos processados.

Não há necessidade de que todos esses alimentos sejam eliminados para sempre, mas alguns devem ser minimizados ou guardados apenas para ocasiões especiais.

Para uma alimentação saudável você deve consumir:

  • Legumes: Esses devem desempenhar um papel fundamental na maioria das refeições. Eles possuem baixo teor de calorias, mas são ricos em micronutrientes importantes e em fibras;
  • Frutas: Fornecem micronutrientes e antioxidantes que podem ajudar a melhorar a saúde;
  • Carne e peixe: Carne e peixe têm sido as principais fontes de proteína ao longo da evolução. Eles são essenciais na dieta.
  • Nozes e sementes: Esses são uma das melhores fontes de gordura disponíveis e também contêm micronutrientes importantes.
  • Ovos: Considerado um dos alimentos mais saudáveis do planeta, ovos são uma poderosa combinação de proteínas, gorduras benéficas e nutrientes.
  • Feijão e legumes: Esses são fantásticas fontes de fibras, proteínas e micronutrientes.
  • Bebidas: Água deve compor a maioria da sua ingestão de fluidos, juntamente com bebidas como café e chá.
  • Ervas e especiarias: Esses são frequentemente muito ricos em nutrientes e compostos vegetais benéficos.

Como ter uma alimentação saudável sustentável

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Aqui está uma grande regra para viver com saúde: se você não consegue manter uma dieta por dois ou três anos, ela não é certa para você.

Com muita frequência as pessoas seguem dietas extremamente rígidas e não as conseguem manter. Por isso, nunca desenvolvem hábitos alimentares saudáveis de longo prazo.

Existem algumas estatísticas assustadoras que mostram que a maioria das pessoas, após dietas restritivas para emagrecer, recuperam todo o peso perdido naquele período de tempo. Isso mostra como o equilíbrio é sempre fundamental.

A menos que você tenha uma doença específica ou exigência dietética, nenhum alimento precisa estar fora dos limites para sempre. Pois, ao eliminar totalmente certos alimentos, você pode realmente aumentar o desejo e diminuir o sucesso a longo prazo.

Se você tem aquele desejo imenso por doces, pães ou massas, considere reduzir o consumo gradativamente.

Afinal, esses alimentos são tão viciantes como algumas drogas, se você parar de uma vez, mais cedo ou mais tarde você vai ceder.

Entre refeições (lanches), considere fazer um mix de castanhas/sementes/amêndoas/nozes, já que todas possuem óleos e gorduras extremamente saudáveis para o corpo e que também irão colaborar para manter seus níveis de açúcar no sangue baixos, seu apetite sob controle e seu corpo em modo de queima de gordura automático!

Combine boa alimentação com hábitos saudáveis e acelere o seu emagrecimento

Seguir uma dieta saudável não é a única coisa que importa para a boa saúde.

Praticar exercícios físicos pode dar-lhe um impulso de saúde ainda maior.

É também crucial ter boas noites de sono.

Pesquisas mostram que o sono é tão importante quanto a nutrição para o controle de peso e de riscos de doença.

Hidratação e ingestão de água também são importantes. Beba quando você estiver com sede e fique bem hidratada durante todo o dia.

Finalmente, tente minimizar o estresse. O estresse de longo prazo está associado a muitos problemas de saúde.

 

Para pessoas que querem um programa com cardápio e um conteúdo mais aprofundado, eu ofereço o guia Código Emagrecer de Vez por Rodrigo Polesso.

Nele tem tudo que você precisa saber para emagrecer com saúde. O guia é em vídeo e não é uma dieta para emagrecer, mas sim uma mudança no estilo de vida, uma completa reeducação alimentar.

Gostou do artigo? Não deixe de curtir e compartilhar a mensagem!

Te desejo muita saúde e felicidade!

Referências:

Rodrigo Polesso, Código Emagrecer de Vez

Tomiyama, AJ, Mann, T., Vinas, D., Fome , JM, Dejager, J., & Taylor, SE (2010). Baixa dieta de calorias aumenta cortisol. A medicina psicossomática, 72 (4), 357-364.

Mann, T., Tomiyama, AJ, Westling, E., Lew, AM, Samuels, B., & Chatman, J. (2007). Pesquisa do Medicare para os tratamentos de obesidade eficazes. Am Psychol , 62 (3), 220-233.

Pietiläinen, KH, Saarni, SE, Kaprio, J., & Rissanen, A. (2011). Será que fazer dieta fazer você gordura e missão; Um estudo com gêmeos. International Journal of Obesity , 36 (3), 456-464.

Dr. Mercola – Beginner Nutrition Plan http://www.mercola.com/nutritionplan/beginner.htm

8 COMENTÁRIOS

  1. Tenho sérios problemas com comida, quanto mais vejo mais quero comer , a maioria das vezes fico satisfeita na metade do prato mais mesmo assim contínuo até terminar tudo as vezes chego a passar mal . Não sei oque fazer 😭

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