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Como Emagrecer com Reeducação Alimentar – Sem cálculos, sem planilhas, e sem estresse!

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Como emagrecer com saúde e para sempre?

Esta tem sido a maior dúvida das pessoas que desejam emagrecer.

Infelizmente, Quando se trata de perder peso, todo mundo acha que sabe como emagrecer.

A primeira atitude é fechar a boca, consumir produtos “saudáveis”, se exercitar mais e procurar métodos milagrosos que prometem emagrecer em pouco tempo.

Esse é o seu maior erro, pois emagrecer não se trata de comer menos e se exercitar mais;

Também não se trata de gastar mais calorias do que consome,

E nem de concentrar todos os seus esforços em novas dietas para emagrecer.

Fico triste em pensar na quantidade de pessoas que não consegue emagrecer simplesmente por não saberem disso.

Emagrecer trata-se de mudar os hábitos alimentares.

Uma reeducação alimentar consiste em maximizar o consumo dos alimentos bons no seu dia a dia ao mesmo tempo que se minimiza o consumo de alimentos ruins (minimizar, e não deixar de comer).

Por quê? Reflita comigo:

Digamos que você siga uma dieta qualquer da moda, você seria capaz de seguir essa dieta por toda a vida?

Com certeza não.

As dietas são restritivas, ou seja, você tem que deixar de comer algo.

Além de serem cheias de regras, algumas dizem para comer isso na segunda e aquilo na sexta, outras ditam horários para comer, outras até indicam a quantidade que você deve comer.

Por conta dessas regras, quando acontece um deslize a culpa te consome, você se acha fraca e incapaze;

Devido a isso, você acaba desistindo da dieta, ficando com a autoestima baixa.

Dietas da moda são uma armadilha que você deve evitar.

Então, como emagrecer? Para que você tenha sucesso em conquistar o seu peso ideal você deve se concentrar em pequenas mudanças, uma de cada vez. Só assim você começará a enraizar alguns hábitos saudáveis que vão durar por toda a vida, em vez de tentar uma abordagem de tudo ou nada, na qual a maiorias das pessoas falha.

Como emagrecer – os 5 maiores obstáculos que atrapalham seu emagrecimento (você está vivenciando algum deles)

Como emagrecer - os 5 maiores obstáculos que atrapalham seu emagrecimento

Quem deseja perder peso costuma mudar a alimentação e aumentar a quantidade de exercícios físicos para alcançar sua meta. No entanto, segundo uma nova pesquisa realizada com psicólogos, o maior obstáculo para quem quer emagrecer é lidar com as emoções e comportamentos durante o processo.

Uma pesquisa realizada pela Consumer Reports National Research Center em parceria com especialistas da Associação Americana de Psicologia, entrevistou mais de 1.300 psicólogos sobre os maiores desafios da perda de peso enfrentados pelos seus pacientes.

  • Na opinião de 44% dos profissionais, “entender e gerenciar os comportamentos e emoções relacionados à gestão de peso” é a maior dificuldade para os que querem emagrecer;
  • 43% dos entrevistados também citaram o ato de comer compulsivamente como uma barreira para o emagrecimento;
  • Manter um programa de exercícios regulares foi uma das dificuldades mencionadas por 43% dos psicólogos;
  • Já fazer as escolhas alimentares adequadas foi citado por 28% dos entrevistados pela pesquisa.

Estes dados mostram que, para ter sucesso no emagrecimento, não é só se alimentar corretamente, você deve levar em consideração os aspectos psicológicos e comportamentais.

Você pode estar fazendo tudo certo, mas, ao mesmo tempo, se sabotando.

Eu não vejo revistas, programas de TV, blogs falando sobre a parte emocional e comportamental durante o emagrecimento.

Todos falam só de alimentos e esquecem os fatores psicológicos.

Aqui no magra para sempre ainda vou bater muito nessa tecla, por isso, acompanhe o blog.

No final deste artigo vou deixar um plano de reeducação alimentar com alimentos saudáveis que controlar os hormônios causadores do ganho de peso.

Mas, antes, quero que você conheça alguns obstáculos comportamentais que podem sabotar todos os seus esforços.

Você pode superar esses obstáculos, por mais difíceis que possam ser.

Não se deixe abalar.

Todo mundo encontra obstáculos quando deseja conquistar algo.

Nós não podemos ser perfeitas, então, se em algum momento você tiver uma recaída, não significa que você estragou tudo.

Não se ache uma fracassada, a maioria das pessoas comete esse erro. Só porque você não resistiu àquele pote de sorvete depois de um dia estressante no trabalho, ou resolveu sair com as amigas e exagerou no jantar, não significa que tudo foi por água abaixo.

Isso não é motivo para você se achar uma fraca.

Em qualquer processo que exige mudança de hábitos e estilo de vida, você vai ter altos e baixos.

O modo como você reage a uma falha determinará se você será uma derrotada ou uma vencedora.

Entenda que você está nesse caminho para obter sucesso a longo prazo.

Tenha em mente que você terá momentos de recaída e que isso é completamente normal.

Portanto, aprenda com seus erros e motive-se com eles – diga para si mesma:” Isso não vai acontecer mais.”

Para entender melhor as dificuldades das pessoas em emagrecer, entrei em alguns grupos de emagrecimento e lá perguntei “Quais são as maiores dificuldades que vocês passam ao tentar emagrecer.

Com base nas respostas eu selecionei os 5 maiores obstáculos.

Está gostando deste artigo?Então, compartilhecom suas amigas que também querem saber um pouco mais sobre como emagrecer com reeducação alimentar.

#Como emagrecer – Obstáculo 1: Prazos Irrealistas

Algumas pessoas disseram:

“Toda vez que eu digo que vou perder peso até uma determinada data ou evento, eu acabo não perdendo nada e às vezes até ganhando. Isso me deixa insegura, triste e desmotivada, às vezes penso que não sou capaz de emagrecer. ”

Como superar esse obstáculo:A vontade de chegar a um certo peso em um determinado tempo é muito forte, seja para ir numa viagem, casamento ou encontrar velhos amigos.

No entanto, isso pode ser um tiro no pé. Devido ao curto período, você pode acabar seguindo dietas muito restritivas e perigosas em que você pode até perder peso, mas não de maneira saudável. Isso pode trazer várias consequências como:

  • Efeito sanfona;
  • Estrias;
  • Flacidez;
  • Redução do metabolismo, fazendo você engordar mais rápido;
  • Cansaço e sono excessivo;
  • Além de algumas doenças.

Essas dietas fazem você perder mais massa magra do que gordura, deixando seu metabolismo lento e tornando cada vez mais difícil o processo de emagrecimento.

Outro fator é que, se você não conseguir emagrecer dentro do prazo, você pode se frustrar, deixar de ir no evento que tanto queria, jogar a dieta para o alto e comer feito uma desesperada.

Seja paciente com seu corpo. Não existe essa de emagrecer rápido. Métodos que utilizam essa promessa são uma verdadeira bomba relógio para você.

Estabeleça metas realistas, em seguida, trabalhe duro para chegar até elas. Lembre-se: alcançar seu objetivo de perder de peso de maneira saudável pode levar mais tempo, mas com determinação e disciplina você chega lá.

Com o tempo você vai estabelecer hábitos saudáveis que vão ajudar você a manter seu peso por toda a vida, além de lhe proporcionar uma melhor saúde física e mental.

Haverá decepções e reveses. No entanto, aceite isso como parte do processo e continue em frente para atingir seu objetivo.

Como emagrecer – Obstáculo 2: Tentação

Algumas pessoas disseram:

“Antes de iniciar uma dieta, eu costumava dizer: ‘Eu nunca mais vou comer X novamente’ a fim de perder peso, só que o desejo por aquele alimento cada dia se tornava maior. ”

Como superar esse obstáculo:Se você tiver alimentos favoritos que são muito ricos em calorias (doces e massas) e, se você realmente amá-los, decidir que você nunca mais vai comê-los é uma receita para o desastre.

Doces e massas são como drogas, você não pode parar de uma vez, isso deve ser feito aos poucos.

O truque é encontrar maneiras de encaixar o alimento sem se desviar da dieta.

Procure versões com baixo teor de carboidratos ou permita-se um alarde ocasional – apenas algo para saciar o desejo -, no caso de doces uma pequena porção já é o suficiente.

Evite tais desvios o máximo que puder, mas não se torture, aos poucos o desejo vai passando.

Como emagrecer – Obstáculo 3: Mentalidade

Algumas pessoas disseram:

“Quando penso em perda de peso já fico contando os dias para que eu possa sair e comer X novamente. Em vez de chamá-la de dieta, eu chamo de tortura. Quero emagrecer, mas acho que não consigo. ”

Como superar esse obstáculo:crie hábitos alimentares que você sabe que vai ser capaz de manter todos os dias, pelo resto da sua vida, mesmo que seja um hábito de cada vez. Dedique-se a fazer as mudanças para o seu bem, lembre-se que a sua saúde está em jogo.

Comece devagar: vá tirando os alimentos aos poucos, vai demorar mais que o normal, mas você vai se adaptando lentamente.

Como emagrecer – Obstáculo 4: Perda de Foco

Algumas pessoas disseram:

“Quando inicio uma dieta fico determinada a emagrecer. Digo para mim mesma que desta vez será diferente. Mas o que acontece é que, depois de algumas semanas, não me mantendo focada em meus objetivos. Começo a ficar desleixada.

De repente me vejo dando desculpas para ignorar o plano alimentar, com a justificativa de que ‘só hoje não tem problema’, só que no próximo dia acontece a mesma coisa e quando dou fé já voltei aos meus hábitos antigos.

Isso faz me sentir fraca e incompetente, o que devo fazer? ”

Como superar este obstáculo:Seja cautelosa. Esse tipo de escorregão é muito difícil.

Quando você está enfrentado esse tipo de obstáculo, onde sua vontade de emagrecer gradualmente desaparece, é muito fácil cair em armadilhas.

O que você pode fazer para se precaver é fazer o que for preciso para renovar o seu foco em perder de peso.

Participe de fóruns, grupos do Facebook e Instagram, veja como as pessoas estão conseguindo emagrecer e diga para você mesma “se elas conseguiram eu também consigo”.

Certamente isso irá intensificar a sua vontade.

Lembre-se, nada que vale a pena ter é sempre fácil de obter.

Como emagrecer – Obstáculo 5: Não tenho tempo para fazer exercícios

Algumas pessoas disseram:

“Eu não tenho tempo para fazer exercícios, sou muito sobrecarregada no trabalho e quando chego em casa tenho que cuidar dos meus 2 filhos. O que eu posso fazer? ”

Como superar este obstáculo:Quando se pensa em exercícios para emagrecer as pessoas tendem a imaginar que é necessário ir numa academia, sair correndo na rua, andar de bicicleta ou praticar algum esporte.

Existe um tipo de exercício chamado HIIT, que pode ser feito em sua casa durante 10 minutos por dia e tem resultados surpreendentes na queima de gordura e na aceleração do metabolismo.

Já falei muito sobre HIIT aqui no blog, então, para saber tudo sobre o assunto, leia o artigo Exercícios para emagrecer.

Recomendo que leia com atenção e dê um voto de confiança. Tente pelo menos uma vez e você saberá o porquê de eles serem tão eficazes na perda de peso.

Como emagrecer com saúde usando a reeducação alimentar

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Finalmente chegou a hora de você saber como vai ser sua alimentação a partir de hoje.

O método é mais simples do que você pode imaginar. Sua alimentação será constituída a partir dos macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos.

Se você está aqui, é porque já tentou várias dietas e não teve resultado, não é mesmo?

Se parar para pensar, todas elas são muito parecidas.

É hora de você tentar algo diferente.

Já tive contato com dezenas de pessoas que buscam emagrecer. Em minhas conversas percebo que a maioria dessas pessoas tem a ideia errada sobre alimentação saudável, então eu vou ser direta em tentar lhe explicar da maneira mais simples possível como será sua reeducação alimentar.

O que comer e como comer?

Este plano de reeducação alimentar consiste em 3 peças: proteínas, gorduras e carboidratos. Em cada uma dessas peças você poderá adicionar os alimentos de sua escolha, os quais você poderá escolher dentre as muitas opções listadas no quadro de alimentos.

Você pode combinar do jeito que quiser. Com os alimentos da lista dá para fazer muita comida deliciosa, use a imaginação!

Tudo é muito simples e fácil de seguir. Sem cálculos, sem planilhas e sem estresse!

Ao fornecermos ao corpo o combustível que ele realmente quer, os benefícios serão os melhores.

Esta alimentação irá levar você até seu peso ideal e fará você se sentir incrível enquanto contribui para a manutenção e construção de músculos.

É incrível!

Quando você se alimenta de acordo com o que é natural para o seu corpo, ele faz todo o trabalho por você, ou seja, o trabalho de regular seu peso automaticamente.

Meu objetivo aqui é que você nunca mais precise se preocupar com seu peso.

Quero que você vá viver sua vida e se concentre no que mais te faz feliz e não em perder peso.

Confira algumas dicas rápidas para você tirar melhor proveito da reeducação alimentar.

Dica 1 – Café da manhã

O café da manhã é de extrema importância e o que você come nesta refeição irá afetar o resto do seu dia.

Um café da manhã correto irá influenciar positivamente na sua disposição e apetite durante o dia.

Mais do que isso, começar o dia com uma refeição nutritiva e de qualidade irá colocar você em um estado de energia positiva para começar seu dia com o pé direito.

Nós brasileiros temos péssimos hábitos para esta refeição. O café da manhã tradicional com leite e pão com margarina vai na contramão de tudo que você quer atingir.

A regra no café da manhã é:foque no consumo de proteínas e gorduras de qualidade.

Eu costumo fazer uma tapioca com ovos e queijo, algumas vezes uma crepioca, já outros fazem ovos mexidos com bacon e legumes. Tento sempre incluir ovos, pois eles são um dos alimentos mais nutritivos existentes na natureza!

Esse café da manhã me mantém energizada e satisfeita por várias horas e, além disso, colabora para que eu mantenha naturalmente meu peso ideal.

Caso você sinta necessidade, pode incluir uma fruta para acompanhar.

Pessoalmente não sinto vontade, porém muita gente gosta.

Utilize-se daquela visão simplista do quebra-cabeças de 3 peças.

Enxergue seu café como tal, podendo incluir as três peças (proteínas, gorduras e carboidratos) ou somente duas (proteínas e gorduras), como eu faço.

Você pode fazer um monte de coisas deliciosas que são saudáveis para seu corpo. Use sua criatividade.

Escolha sua opção de proteína (a qual, provavelmente, irá conter gorduras boas) e, caso queira, uma opção de carboidrato (no caso, frutas ou legumes).

Beba café com moderação.

Chás podem ser consumidos, assim como sucos de legumes e frutas (naturais e feitos na hora, porém, com muita moderação).

Recomendo os artigos:

  1. Chás seca barriga
  2. Sucos para emagrecer

Nota:Prefira a fruta e não o suco!

Passo 2 – Almoço e jantar

Almoço e jantar podem ser vistos de forma semelhante. Ambos podem ser vistos como o quebra-cabeças de 3 peças.

Com o tempo, tudo isso se tornará automático e seu cérebro irá se acostumar a enxergar suas refeições desta forma, você vai ver.

Você tem a opção de preencher as 3 peças como quiser, escolhendo dentre as variadas opções do seu quadro de alimentos. Decida primeiro qual será sua fonte de proteína de alta qualidade.

Em seguida, pense em quais opções de carboidratos você quer adicionar: legumes, verduras, frutas?

Nota:Sugiro que controle a ingestão de frutas. Elas são ótimas fontes de carboidratos, porém, contêm uma concentração alta dos mesmos.

Você não precisa de frutas diariamente. Entretanto, esta filosofia é bastante flexível, logo, de modo geral, durante sua fase de queima de gordura, tente limitar seu consumo de frutas a 1 ou 2 por dia, no máximo.

Quando tiver atingido seu peso ideal, sinta-se livre para consumir mais frutas, de acordo com o que sentir vontade.

Além disso, pesquisas recentes vêm mostrando que a frutose é armazenada como gordura muito mais facilmente do que a glicose.

Sempre dê preferência para frutas leves como morangos, maçãs, pêssegos, ameixas, amoras, etc.

Vamos a alguns exemplos que fazem parte do meu dia-a-dia para poder te dar uma ideia mais prática, ok?

Meu almoço é constituído de peito de frango, presunto natural ou peixe, varia a cada dia. A maior parte do meu prato é coberta com verduras e legumes variados.

Adiciono também algumas sementes e castanhas para complementar.

Veja, as 3 peças do quebra-cabeças foram preenchidas somente com alimentos do “Quadro de Alimentos”.

Tenho minhas proteínas de qualidade, carboidratos, vindos dos legumes, e gorduras vindas das sementes, castanhas, as quais também funcionam como parte das fontes de proteínas.

Fico satisfeita e energizada por várias horas. Me sinto leve e ativa!

No jantar, quando estou em casa, tenho mais liberdade para fazer o que quiser.

Logo, sempre penso primeiro na opção de proteína que quero.

Minhas escolhas mais comuns são:Filé de peito de frango, coxa e sobrecoxa de frango, filé de peixe branco ou salmão, carne vermelha moída ou ovos.

Após escolher a fonte de proteína, penso nos legumes. Geralmente escolho cogumelos, pimentão, cebola, brócolis ou algo do gênero. Nisso se resume minha refeição.

Como preparar?Bom, simples e prático. Em 90% das vezes cozinho a minha fonte de proteínas na frigideira com um pouco de manteiga (não margarina).

Quando pronta, adiciono um pouco mais de manteiga na frigideira e, então, coloco os legumes cortados. Adiciono alho, pimenta, orégano ou outro tempero, um pouco de sal e pronto!

Claro, você pode fazer da forma que quiser, este é somente um exemplo e é uma das minhas formas de preparação favoritas.

É muito rápido e prático.

Você também pode utilizar pequenas quantidades de feijões e arroz.

Temperos e ervas podem ser consumidos a gosto.

Minha refeição completou as 3 peças do quebra-cabeça. Tenho proteína de alta qualidade, gorduras saudáveis contidas na opção de proteína animal que escolhi e também na manteiga natural e os carboidratos na medida certa contidos nos legumes.

De brinde, ainda consumo nutrientes como vitaminas e minerais que irão fortalecer meu corpo e minha saúde.

Tudo é muito simples! Escolha suas opções no quadro de alimentos e use da sua criatividade para variar como quiser.

O número de refeições diferentes que você pode fazer é virtualmente infinito! Aproveite os prazeres e benefícios de uma alimentação realmente natural e nutritiva!

Passo 3 – Lanches

Ótimo! Agora que temos as bases da sua alimentação em ordem, vamos focar um pouco nessa questão dos lanches, onde muita gente geralmente tem dúvidas.

Muito simples também. Primeiro, gostaria de lembrá-la que, comendo nestes moldes, seu apetite ficará sob controle e você não sentirá mais aquela fome ou gula descontrolada, pois seu corpo estará recebendo o combustível adequado para seu melhor funcionamento.

Ok, então! No geral, as regrinhas que se aplicam para os lanches são:

  • Foque em escolher uma fonte de proteínas e/ou gorduras e adicione uma fruta (opcional).

Agora, deixe-me explicar em mais detalhes como você pode aplicar isso no seu dia-a-dia, dando exemplos pessoais, ok?

Mais de 90% dos meus lanches consistem de um mix de castanhas, ou seja, um punhado de uma mistura de amêndoas, nozes e avelãs, todas ao natural e sem sal.

Nota:Como muitos gostam de saber sobre as quantidades, relaxe. Porém, para lhe dar uma ideia, para a maioria das pessoas ingerir entre 10 e 20 castanhas/amêndoas/nozes no lanche, está de bom tamanho. Claro, se ingerir castanhas-do-pará reduza este número, uma vez que elas são grandes.

Nos dias que vou para a academia à tarde, adiciono uma fruta junto com as castanhas em torno de 1 hora antes do treino.

No meu caso, como pode ver, os lanches são muito simples, rápidos e práticos. Sempre mantenho um saquinho com meu mix de castanhas na minha gaveta.

As castanhas/sementes/amêndoas/nozes possuem óleos e gorduras extremamente saudáveis para o corpo e que também irão colaborar para manter seus níveis de açúcar no sangue baixos, seu apetite sob controle e seu corpo em modo de queima de gordura automático!

Nota:Evite comer somente uma fruta como lanche. Comendo somente uma fruta, você instigará o aumento do seu apetite, ao invés de controlá-lo. O açúcar das frutas (frutose) é processado muito rapidamente pelo corpo. Sempre que precisar adicionar uma fruta, o faça em conjunto com uma boa fonte de proteínas ou de gorduras (castanhas, etc).

Antigamente eu costumava levar para o trabalho ovos cozidos e até mesmo peito de frango cozido em cubos para comer nos lanches junto com uma fruta leve, como maçã, por exemplo.

Ou seja, proteína de qualidade com um carboidrato nutritivo e leve. As opções são várias e seus lanches são bem flexíveis.

No geral, o consumo de uma fonte de carboidratos nos lanches é opcional e não é realmente necessário caso você siga a filosofia da revolução do emagrecimento.

Em dias em que você irá treinar ou fazer exercícios, você pode sim, como eu disse no meu exemplo, adicionar alguma fruta antes.

Enxergue seus lanches como um quebra-cabeças de 3 peças onde as 3 peças são, na realidade, opcionais. Ou seja, você pode escolher usar uma, duas ou as três. A escolha é sua.

Como disse no meu exemplo, geralmente utilizo somente a peça do quebra-cabeças equivalente às gorduras, comendo meu mix de castanhas e isso é totalmente suficiente para mim.

Lembre-se: gorduras boas ajudam na queima de gordura! Revise a parte que falamos disso para tatuar essas ideias na mente.

Pegou a ideia?

Aproveite a flexibilidade e naturalidade de se alimentar corretamente.

quadro de alimentos

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Atenção para abri este arquivo, você deve ter um leitor de pdf em seu celular ou Pc

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Bjs: Sucesso e saúde.

10 COMENTÁRIOS

  1. O problema não é começar uma dieta, é ficar nela e cumprir, eu mesmo já iniciei várias, e tem que ter muita força de vontade se não você não consegue

  2. Olá Renata, tudo bem ?
    Sempre fui adepto as dietas que prometem emagrecimentos milagrosos em um curto prazo de tempo, meu maior problema sempre foi a ansiedade, quando fico ansioso como compulsivamente, já procurei ajuda médica e ninguém havia me falado de problemas hormonais e psicológicos, estou aderindo á reeducação alimentar, creio que com esse plano disponibilizado por você será de grande valor.

    Adorei seus posts.

    Te desejo todo sucesso do mundo.

  3. Legal, foi a primeira pessoa que falou de reeducação alimentar de maneira correta de acordo com o que já estudei de nutrição, segue a linha de estudos de mé dicos mestres nessa área. Parabéns

  4. Seguinte: Eu tenho 1.80 m e 130 kg. Já tentei de tudo… só engordo mais… Ja fiquei sem comer 20 horas por dia e aumentei de peso. Eu era atleta super fit. Hoje não posso ném me olhar no espelho. Não acredito que um dia eu poderei perder peso. Triste isso. Meu estilo de vida não me permite. Sou casado à 15 anos e tenho 46 anos e minha linda esposa FIT chegou ao ponto de me dizer. Tenho nojo de sexo com vc. O que fazer ?

  5. Tenho que eliminar dez kg e não consigo já fiz várias dietas mas sem sucesso. Gostei muito da sua reportagem sobre a reeducação alimentar .

  6. Bom dia estava a procura de alguma coisa que me encentivase e cai aqui pois estou a duas semanas nhma reducaçao alimentar e está muito difícil estou obesa eu tô fazendo por conta msm pois a médica só sabe dizer que tô gorda e não me ajuda em nada deci então por mim msm a começar a fazer nossa mais ta sendo tão difícil emagreci 2 kilos já mais tenho muita vontade desistir pois eu não consigo fica sem doce sem comida o que poderia ta fazendo pra mim não passa fome durante o dia ???

  7. GOSTEI MUITO DO ARTIGO, ESTOU FAZENDO DIETA POR CONTA PRÓPRIA, A 3 MESES, E DERDI 23KG, TINHA DÚVIDAS DE COMO MANTER O PESO, E APÓS A LEITURA, FUI BEM ESCLARECIDO.

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